Dr. Rodolfo Lara de Macedo
CRM Pr 25428 / RQE 1393
CEMEXX Rua Itupava, 701
41 3156-9200

A intolerância à lactose e o supercrescimento bacteriano do intestino delgado são duas condições gastrointestinais distintas, mas que muitas vezes estão interligadas devido aos sintomas semelhantes que podem apresentar.

Vamos explorar como essas duas condições podem estar relacionadas e como elas impactam a saúde digestiva.

Intolerância à Lactose

 

A intolerância à lactose é uma condição em que o organismo não consegue digerir adequadamente a lactose, um açúcar presente no leite e em produtos lácteos.

Isso ocorre devido à deficiência ou ausência da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose em componentes mais simples para serem absorvidos pelo organismo.

Como resultado, quando a lactose não é digerida corretamente, ela passa para o intestino grosso em sua forma intacta, onde pode causar sintomas como desconforto abdominal, inchaço, gases e diarreia.

SIBO

O supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO, na sigla em inglês) é uma condição em que há um aumento anormal e excessivo de bactérias no intestino delgado.

Normalmente, o intestino delgado possui um número menor de bactérias em comparação ao intestino grosso.

No entanto, em pessoas com SIBO, o excesso de bactérias no intestino delgado promove a digestão dos carboidratos os transformando em gás e ácidos graxos de cadeia curta levando a sintomas como distensão abdominal, flatulência, diarreia e dor abdominal.

Então quer dizer que eu posso não ter Intolerância à Lactose?

 

De fato, estudos têm sugerido que a intolerância à lactose e a SIBO podem coexistir em algumas pessoas.

Desordens orgânicas adquiridas, como é o caso da SIBO, podem afetar negativamente a produção da lactase causando uma má absorção secundária da lactose.

Como faço para saber o meu diagnóstico?

 

Tanto o diagnóstico da intolerância à lactose quanto do supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO) envolvem uma avaliação cuidadosa dos sintomas do paciente, juntamente com testes específicos.

 

Um dos exames mais comuns solicitados e que tem a capacidade de diagnosticar tanto a intolerância à lactose quanto a SIBO é o Teste de Hidrogênio do Ar Expirado:
 

Teste de Hidrogênio no Ar Expirado: Este é um teste comum usado para diagnosticar a intolerância à lactose e a SIBO. 

O paciente ingere uma quantidade específica do substrato e a respiração é monitorada para medir os níveis de hidrogênio no ar expirado. 

Altos níveis de hidrogênio indicam que a lactose não foi devidamente digerida no intestino delgado e está sendo fermentada por bactérias no intestino grosso.

 Em alguns casos ocorre o aumento precoce dos níveis de Hidrogênio – o que é sugestivo de SIBO.

 

No exame de sangue o paciente ingere uma quantidade de lactose após um período de jejum. Os níveis de glicose no sangue são monitorados para verificar como o corpo lida com a lactose. Se os níveis de glicose não aumentarem após a ingestão de lactose, isso pode indicar intolerância à lactose.

O exame de sangue não permite o diagnóstico de SIBO

Gostaria de Realizar o Teste do Hidrogênio no ar Expirado?

Ligue para 41 3156-9200 e agende o seu exame.

Estamos localizados na Rua Itupava, 701 em Curitiba.

Gostaria de saber mais sobre a SIBO? Clique aqui

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *